top of page
Marble Surface

Barão Vermelho: banda continua viva




Dizer que o Barão Vermelho é uma das maiores bandas de Rock do cenário nacional chega a ser redundante devido ao grande número de sucessos que a banda já teve ao longo dos quase 40 anos desde que lançaram o primeiro disco, Barão Vermelho (1982). Porém, o que muitos se esquecem é que a banda continua viva, lançando bons trabalhos e fazendo shows até hoje.


Dizer que a banda está viva é quase um trocadilho, afinal o mais recente álbum lançado pelos músicos cariocas chama-se Viva (2019). Mas o nome casa realmente com a proposta de seguir fazendo Rock and Roll, uma vez que é assim que se sentem, com vida e vontade de continuar o legado da banda.





Com tantos sucessos já lançados ao longo da carreira, o Barão Vermelho teria "carta branca" para simplesmente marcar seus shows e viver do passado, agradando seus fãs e lotando suas apresentações pelo Brasil. Mas, quando a arte pulsa nas veias, certamente não há quem tire esta vontade de fazer coisa nova. O Barão Vermelho merecia viver esta nova fase e o público merecia conhecer esta nova face da banda.


Com nova formação, a banda agora não conta mais com Frejat nas guitarras e nos vocais: o músico decidiu seguir em sua carreira solo. Porém, o Barão também quis seguir sua carreira e, para suprir a ausência deste grande músico, convidaram Suricato para o posto. Um tiro certeiro e de enorme felicidade.





Se você já torceu o nariz quando descobriu isto, espero que dê o braço a torcer quando ouvir a banda em sua nova fase. Esta máxima de "não existe Barão Vermelho sem Frejat" é uma mentira tal qual fora mentira quando em 1985 a máxima era "não existe Barão Vermelho sem Cazuza". A banda provou na década de 80 que conseguia viver sem seu primeiro vocalista e agora está provando que consegue seguir seu legado também sem Frejat.


A nova formação iniciou os trabalhos em 2017. Primeiro fizeram releituras de grandes sucessos da banda e lançaram nas plataformas digitais como Barão Vermelho Para Sempre (2018), mostrando a nova sonoridade da banda com Suricato assumindo as guitarras e os vocais. Em seguida, a banda começou a criar o que viria a ser seu mais recente álbum de estúdio, o Viva (2019).


Para este álbum, a banda preferiu não pedir ajuda externa e trabalhou apenas entre os próprios integrantes para que saísse uma obra com a "cara da banda". Diferente do que aconteceu quando Cazuza (grande letrista da banda na época) deixou o projeto para seguir carreira solo e o Barão optou por contar com grandes letristas e parceiros de fora da banda para auxiliarem nos discos seguintes.


Se ainda não conferiu este novo álbum da banda você não sabe o que está perdendo. É como se o Suricato já estivesse na banda há anos e nós não tivéssemos percebido. Então separe uns minutos e confira já o álbum Viva (2019), você certamente encontrará a banda em ótima forma. Aproveite também e confira a resenha que escrevi sobre o álbum no site da Roadie Metal, basta CLICAR AQUI.


O canal do Youtube chamado Alta Fidelidade fez uma entrevista com os músicos da banda falando sobre este lançamento. Quer conferir? Basta clicar no vídeo abaixo.




O novo trabalho da banda consegue aliar tudo o que de melhor que a banda fez ao longo dos anos. Para que gosta das baladas pode conferir Um Dia Igual ao Outro e A Solidão Te Engole Vivo, para quem gosta de Rock and Roll pode conferir Tudo Por Nós 2, Jeito e Por Onde eu For e para quem gosta de parcerias pode conferir as faixas Eu Nunca Estou Só (junto com BK) e Pra Não Te Perder (junto com Letrux). Enfim, tem para todos os gostos.


O tecladista Maurício Barros repetiu o que já havia feito em álbuns anteriores e assumiu os vocais da faixa Castelos.





A formação atual do Barão Vermelho conta com Rodrigo Suricato na guitarra, no violão e nos vocais, Maurício Barros no teclado e nos vocais, Guto Goffi na percussão e na bateria e Fernando Magalhães na guitarra.


A banda agora está mais ativa nas redes sociais e sempre apresenta suas novidades por lá. Então para saber mais sobre o Barão Vermelho, conferir todas as novidades, os lançamentos, a agenda de shows desta icônica banda e, claro, ouvir seu trabalho, basta clicar nos links abaixo.




Comments


bottom of page