Blitz, uma das bandas mais importantes da história do rock brasileiro, completa 40 anos de carreira. Para celebrar a data, o grupo retorna ao local onde tocaram pela primeira vez, O Circo Voador!!
Blitz é uma banda de rock brasileira. É uma das bandas precursoras do chamado "BRock".O grupo foi formado na cidade do Rio de Janeiro em 1982. Originalmente foi formado por Evandro Mesquita (voz e guitarra), Fernanda Abreu (backing vocal), Marcia Bulcão (backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), Billy Forghieri (teclados) e Lobão (bateria).
Eu e Evandro Mesquita logo após passagem de som.
Perguntei ao Evandro qual o sentimento de voltar ao Circo Voador 40 anos depois e exatamente no mesmo mês da data de início em Fevereiro de 1982.
Instagram - @evandromesquita
Na frente de uma casa completamente lotada, a banda Blitz com seus integrantes atuais, Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), André Maracanã(Percussionista) Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo) -> Baixista substituto para este show -André Carneiro, Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal). Tocou todos os seus clássicos e alguns covers, também teve a participação especial de Fernanda Abreu em 2 músicas e George Israel. (Imagens feitas por mim no início do show).
Foto: @rafacatarcione
Foto: @rafacatarcione
Registrei algumas imagens históricas no backstage nesse momento mais que histórico!!
Foto: @rafacatarcione
Evandro Mesquita e Fernanda Abreu.
Aquela foto nos degraus para o Camarim!
Eu e Fernanda Abreu antes da passagem de som.
Pedi para a Fernanda contar um pouco de como surgiu a ideia de fazer esse show histórico em comemoração dos 40 anos da estreia da Blitz no Circo Voador.
Instagram - @fernandaabreureal
No início de 1981 Evandro Mesquita e Lobão foram convidados por Mauro Taubman, dono da grife Company, para tocarem no Caribe, bar que o empresário estava inaugurando na orla de São Conrado. Embora na época tocassem apenas por passatempo, os dois aceitaram e recrutaram amigos músicos para fazer a apresentação na estreia do bar, em 21 de fevereiro, gerando grande repercussão no local, o que levou a uma série de outras apresentações com uma rotatividade de músicos convidados, mantendo apenas os dois fixos. Buscando profissionalizar-se, os dois amigos buscaram músicos para juntar-se a eles, trazendo Fernanda Abreu e Marcia Bulcão para os backing vocals, Ricardo Barreto na guitarra, Antônio Pedro Fortuna no baixo, Billy Forghieri nos teclados, além do próprio Evandro no vocal e Lobão na bateria. O nome da banda foi sugerido por Lobão (e logo aceito pelos demais) inspirado pela quantidade de vezes que Evandro era parado pela polícia e multado. A repercussão chamou atenção da EMI, que assinou contrato com a banda e, em 20 de julho, é lançado o primeiro single, "Você Não Soube Me Amar". Em três meses o compacto com apenas essa faixa vendeu 100 mil cópias, se tornando a canção de maior sucesso deles. Na sequência foi lançado o primeiro álbum , As Aventuras da Blitz 1, que vendeu 300 mil cópias e gerou grande repercussão pela mistura de músicas humoradas e figurinos futuristas. As divergências artísticas de Lobão e Evandro cresciam descontroladamente e, dias depois do lançamento do disco, Lobão decidiu deixar a banda, sendo substituído por Juba na bateria. A BLITZ se tornou uma das pioneiras do movimento do rock brasileiro da década de 1980. O segundo single lançado, "Mais Uma de Amor (Geme Geme)", se tornou o segundo maior sucesso da banda, embora tenha esbarrado na censura pela composição com teor sexual. "Cruel Cruel Ezquizofrenético Blues" foi lançada como terceiro single. Em junho de 1983 é lançado o novo single do grupo, "Dois Passos do Paraíso", trazendo uma temática mais leve para que não fosse barrada pela censura. Na sequência é lançada "Betty Frígida", a canção mais ácida da banda, que contava a história de uma relação sexual que foi ruim para ambos os lados. Em 10 de setembro é lançado o segundo álbum, Radioatividade, com uma grande festa organizada na sede da EMI, que reuniu grandes artistas como Caetano Veloso e Paulo Cézar Lima. A turnê da banda, dirigida por Patrícya Travassos, alcançou um público recorde e os primeiros shows bateram 50 mil pessoas. O terceiro e último single lançado foi "Weekend".
Em 2006 a banda se reúne e lança os álbuns "Blitz – Ao Vivo e a Cores" e "Eskute Blitz", mas os únicos membros remanescentes da banda são Evandro Mesquita e Billy Forghieri. Em 2017, o álbum Aventuras II foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa. No dia 5 de Fevereiro de 2022 a banda se reúne novamente para comemorar os 40 anos de uma história que começou em Fevereiro de 1982 no Circo Voador!
Para redes sociais da banda clique nos links -> Instagram @blitzoficial Facebook BandaBlitz
Para agenda oficial clique no link -> www.blitzmania.com.br
Contratar show da Blitz -> Os Lemos Produtora (21) 98727-0974 ou (21) 3576-5181
Eu sou Fabian Gama, até o próximo show, Rock n Roll!!
Comments