top of page
Marble Surface

‘The Secret Door’: conheça o álbum solo de Spoken Word lançado pela canadense Cynthia Ross




Cynthia Ross foi uma das figuras mais proeminentes do Punk Rock norte-americano, tendo acompanhado de perto a eclosão e o desenvolvimento do movimento e da cena local, e cravando sua marca na história por meio do legado deixado pela The ‘B’ Girls, banda setentista composta somente por mulheres, da qual foi baixista e letrista. Aliás, o papel que Cynthia desempenhou como letrista desse referido grupo foi um passo relevante para que ela se entregasse cada vez mais ao universo poético que, atualmente, é o seu templo artístico e existencial.


Recentemente, Cynthia Ross anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo de spoken word, o sofisticado “The Secret Door”, composto por um total de 12 faixas, que conta com a colaboração do fantástico multi-instrumentista Tim Bovaconti e foi gravado e mixado em seu estúdio, o “Tim’s Garage Studio” durante os anos de 2023 e 2024. Neste álbum, por meio de palavras por vezes lidas, em outros momentos cantadas, Cynthia conduz os ouvintes através de sentimentos profundos, emoções vívidas e sensações variadas que ela expressa em seus fascinantes poemas. É fácil perder-se nas surpreendentes rotas interiores pelas quais viajamos ao experenciarmos o “The Secret Door” que atua como um verdadeiro espelho para nossas almas e corações, com os quais dialoga tão intimamente. Poesia e música, afinal, são a combinação ideal para a tão necessária dose catártica da qual constantemente necessitamos... eis porque o álbum em questão, que engloba esses dois universos, é uma peça artística tão valiosa e enriquecedora.


Em 2024, além de ter lançado seu prestigiado álbum, Ross também realizou uma turnê de leitura poética que a fez passar pelos EUA, por sua terra natal, o Canadá e por Paris, cidade na qual marcou presença em dois eventos culturais. Talvez os fãs e admiradores brasileiros de Cynthia possam esperar algo por aqui! Quem sabe?


Texto de Juliana Vannucchi




Cynthia Ross, Toronto, April 2024. Foto: Rick McGinnis



Para saber mais sobre Cynthia Ross, basta clicar nos links abaixo,



Comentarios


bottom of page